O fascinio do pão caseiro - Como começar



Parabéns!
Se se deixou contaminar por este fascínio de preparar o seu próprio pão, seja bem vinda(o) ao grupo dos aprendizes de padeiro. É uma nova vida cheia de "vida"

A minha experiência (parca):
Para que não desanime às primeiras "birras" das suas massas, deixe-me partilhar um pouco do meu percurso de aprendiz:
- No principio, com tanta informação diferente fiquei baralhada. Se ficar confusa(o) com as diferentes técnicas que encontrar, proponho-lhe que siga apenas uma de cada vez, pratique e só depois tente outro método. Mais tarde irá certamente escolher a forma que mais se adapta a si.
- Apesar dos cursos e dos workshops que fiz sobre este tema percebi que, como em muitas outras situações, "a arte" só vem com a prática o que neste caso significa: Amassar, amassar e amassar. Se não ficou bem, tente de novo a mesma receita até a dominar. Acredite que é a forma de nos deixar seguras(os) para podermos avançar. Não fiz isso ao principio e com algumas experiências mal sucedidas, umas atrás das outras, julguei não tinha queda para o pão. Ia desistindo. Comecei a fazer como vos sugiro e resultou - ainda ando por aqui a amassar experiências.

Quanto às farinhas:
Há preparações de farinhas há venda, pontas, para vários tipos de pão, é só chegar a casa, misturar água e "já está". Mas não é desse tipo de pão "já está" que vou falar no blog. Essas preparações são compostos de farinhas manipuladas, refinadas, sem nutrientes e com fermentos químicos. Por aqui partilharei receitas e métodos simples mas, de fermentação natural e com farinhas de origem biológica.


Utensílios básicos:
- Balança
- Taças para misturar e amassar 
- Frasco com tampa, de boca larga, para preparar o fermento
. Panos de cozinha
- Rolo de massa
- Colheres de pau
- Vara de arames
- Copo medidor
- Papel de cozinha
- Passador de rede e/ou peneira
- Medidores (colheres)
- Formas e tabuleiros para ir ao forno

Todos estes utensílios, à partida, já os terá na sua cozinha. Existem outros, específicos para a preparação do pão que poderá obter mais tarde, mas não são indispensáveis. Se tiver os que constam na lista, tem tudo para começar.

Alguns truques:
- Se quer um pão com crosta estaladiça coloque um tabuleiro com água no fundo do forno.
- Se o tempo estiver quente, humedeça o pano que cobre a massa durante o tempo de descanso.
- Faça cortes na massa, não só porque fica bonito, mas acima de tudo porque permite que o ar saia de forma regular sem fazer bolhas. Se tiver lâminas de barbear guarde uma só para esse efeito.
- Quando retirar o pão do forno coloque-o sobre uma grelha para que arrefeça sem guardar humidade.
- Se pretende congelar o pão deixe que arrefeça bem ou ficará com água da condensação.

Receitas no blog: 
FERMENTO NATURAL
BAGUETES
CHAPATAS
PÃO DE ARROZ
PÃO DE MANJERICÃO

PÃO DE AÇAFRÃO
PÃO NORUEGUÊS
CRACKERES


Comentários