O Bolo Rei, tradicionalmente, não pode faltar na mesa de Natal dos portugueses ficando até ao dia de reis. Eu nunca gostei de frutas cristalizadas nem da maior parte das massas lêvedas do bolo rei, mas sempre abri uma excepção para o bolo rainha, apenas com frutos secos. Mas confesso, não morro de amores por este tipo de bolo natalício.
Li daqui, tirei umas ideias dali, escolhi os produtos e lancei mãos à obra. Gostei do resultado! Nada de massa lêveda, saiu a minha versão real-realmente saudável. Segue a receita. Se fizerem, deixem a vossa opinião.
Farinha de espelta branca - 260g
Amido de milho - 20g
Bicarbonato de sódio - 5g
Fermento bio - 7g
Fermento bio - 7g
Açúcar de côco - 100g
Canela em pó - 1 c/chá
Sal - 1 pitada
Laranja - 1 (raspa)
Limão - 1 (raspa)
Frutos secos a gosto - 1 Chávena
(Usei: Amêndoas, Pinhões, Corintios, Nozes)
Ingredientes líquidos
Iogurte vegetal - 1
Ovo vegan - 1 c/sopa sementes linhaça + 2 c/sopa água
Ovo vegan - 1 c/sopa sementes linhaça + 2 c/sopa água
Limão - 1/2 (sumo)
Oleo de grainha de uva - 6 c/sopa
Vinho do Porto - 1 c/sopa
Para decorar
Alguns frutos secos e geleia de arroz diluída num pouco de água.
Nota:
Todos os produtos são de origem biológica.
Nota:
Todos os produtos são de origem biológica.
Preparação:
Em primeiro lugar juntamos o iogurte com o sumo de limão, envolvemos e deixamos repousar durante 10 a 15 minutos.Estamos a preparar uma espécie Natas Azedas (Buttermilk, Sour Cream), na versão vegan.
Juntamos água às sementes de linhaça e fica em repouso o mesmo tempo.
Enquanto isso, preparamos e pesamos todos os ingredientes e pré-aquecemos o forno a 180ºC.
Juntamos os ingredientes líquidos, envolvendo sem bater. Às natas, juntamos o oleo de graínha de uva e o vinho do porto. Aos elementos sólidos, juntamos os frutos secos picados e de seguida, envolvem-se as duas misturas, sem bater.
Faz-se uma bola e coloca-se sobre um tabuleiro forrado com papel vegetal. Sempre com a massa no tabuleiro, abre-se um circulo no meio, onde deve caber um punho aberto. Decora-se com mais uns frutos secos inteiros e vai ao forno pré-aquecido, por 30 a 35 minutos.
A meio da cozedura, pincelamos com um pouco de geleia de arroz diluida em água e volta ao forno. A meio do tempo faça o teste do palito. Se estiver cozido antes do tempo previsto, apague o forno.
Depois de pronto, e com o forno desligado, deve ficar ainda uns 5 a 10 minutos, antes de passar para uma rede e arrefecer.
Vai ser dificil não provar logo, mas acredite que vale a pena. No meu caso, que o preparei à noite, foi um excelente pequeno almoço. Pouco doce, cheio de frutos secos, com produtos saudáveis, hummmm! Acompanhado por um "café" de cereais... Uma delicia!
Este não chega ao dia de reis!
Comentários
Enviar um comentário