"SEIS MIL ANOS DE PÃO", um livro fantástico



Para os que gostam de espiolhar na história das civilizações e pesquisar sobre hábitos e tradições alimentares, deixo-vos a sugestão de um livro que acho muito interessante e o tema é: o pão.

"Mais do que uma eventual história do pão, dir-se-ia que este livro é o pão posto em escrita" 


Numa das minhas buscas por livros sobre a historia da alimentação, encontrei este titulo - "SEIS MIL ANOS DE PÃO" - que me deixou logo de pulga atrás da orelha.  Pode descarregar-se em PDF mas  como não é o meu género de leitura, só descansei quando o tive na mão. Correspondeu totalmente às minhas expectativas - é um "documento" riquíssimo, em factos, na forma descritiva e na colectânea das  imagens.

"O pão está ligado à civilização ocidental há seis mil anos – desde os Egípcios que o inventaram – embora a epopeia dos cereais busque alimento na humanidade há quase quinze mil anos. A história do pão assenta fundamentalmente no trigo e no centeio. O pão no sentido técnico da palavra é uma descoberta química – uma prodigiosa e extraordinária descoberta química do homem. Porque o pão que faz viver o homem só pode sobreviver pela mão do homem. Este livro compõe um impressionante retrato das mutações tecnológicas e culturais políticas sociais económicas e psicológicas onde o pão entrou enquanto personagem e autor vivo da história. Seis Mil Anos de Pão publicou-se pela primeira vez nos Estados Unidos da América em 1944. Heinrich Eduard Jacob começou a reunir materiais para este trabalho em 1920 mas a investigação só foi completada no exílio americano depois de 1939."

A riqueza, as revoluções, os camponeses, os cereais, os padrões culturais, os paladares, as religiões, o poder, as leis, o domínio, a economia, tudo numa só palavra - Pão

Jesus Disse : "Eu sou o pão da vida", Jo 6:35

"Os homens assestarão rudes golpes sobre aquilo que lhes dá a vida: terão de malhar o cereal" . Leonardo da Vinci. Profecias

"Nenhuma coisa é mais positiva do que o pão". Dostoievski


É o cultivo dos cereais que definirá e marcará toda a história e cultura da civilização ocidental assim como o cultivo do arroz no oriente e o cultivo do milho na América latina, definirão a história e civilização destes povos. 

A abordagem de H.Jacob a estes temas, trazendo documentos e diferentes pontos de vista é, a meu ver, fascinante, muito completa, desafiante! 

O que a Revolução Francesa teve a ver com o despertar do Império do trigo americano? o pão.

No que assenta a nossa alimentação, a nossa riqueza, a nossa economia, nos dias de hoje? O que é o nosso pão?

O desenvolvimento e a criação de Impérios Financeiros da Industria Alimentar, sem escrúpulos e sem respeito pela natureza, levou-nos a um ponto sem retorno de destruição dos solos, dos mares, de todo o planeta. Ler este livro abre uma (talvez várias) janelas, à nossa responsabilidade enquanto autores/criadores da historia.

O livro:
Jacob, Heinrich E. "Seis Mil Anos de Pão". Antígona. Lisboa

Se lerem, digam-me o que acharam.
Boas leituras!

Comentários