Cozer leguminosas demora o seu tempo e tê-las prontas para a refeição do dia nem sempre é fácil. Há quem opte pelos enlatados e frascos dos já cozinhados que, em abono da verdade, nem são caros. E é mesmo prático, mas... será saudável? E a quantidade de conservantes que ingerimos?!
Existem algumas marcas biológicas que são aceitáveis em termos de qualidade, mas já não digo o mesmo quanto ao preço. Para quem consome muitas leguminosas, não é a solução mais económica.
Para poder ter sempre à mão grão e feijão de boa qualidade e sem os tais conservantes, optei por cozer uma grande quantidade de cada vez, normalmente 500g, e congelar em doses equivalentes a uma refeição. Não ficam muito tempo no congelador!
Para crianças, dá muito jeito ter doses individuais, prontas para adicionar a uma sopa ou para preparar um pratinho só para uma refeição. Escolhi congelar nas formas de queques, que tem exactamente a quantidade que pretendo para a criança mais nova da familia. Posso usar uma dose ou mais de cada vez.Depois de congeladas, desenformo e coloco em sacos de congelação. Retiro a quantidade que necessito.
Mais prático não há!
COZINHAR LEGUMINOSAS, passo a passo. Ver aqui
Comentários
Enviar um comentário