BOLINHAS de leguminosas e cereais, para todas as ocasiões (vegan,sem gluten)



Adoro "casar" leguminosas com cereais e legumes, as combinações são infindáveis e o resultado é deveras versátil - bolinhas (almôndegas), croquetes, recheios, hamburguers, e por aí. Além de ser uma forma de aproveitar sobras, permite-me criar, de forma rápida e saudável, pratos diversificados, saborosos tanto para adultos como para crianças.


A versão "BOLINHAS" é, para mim, a opção mais versátil de todas:

- As crianças, sem idade, adoram come-las à mão;
- Fazem um snack saudável que vai facilmente na mala;
- Para festas, no forno ou fritas, mais ou menos condimentadas, com molho ou sem molho, no palito ou fora dele, fazem sempre sucesso.
- Nos piqueniques, pica daqui pica dali, desaparecem rápido. 
- Mergulhadas num qualquer molho da nossa preferência, são almôndegas vegan mais que perfeitas.

Quanto àquelas sobras de arroz ... com uma lata de feijão ou grão e mais uns legumes que talvez tenham ficado da refeição anterior ... junte-lhe umas ervas frescas, umas especiarias e... dê largas à sua imaginação! 



Para esta receita escolhi os  ingredientes tendo em atenção que as bolinhas se destinavam a toda a família, incluindo crianças de um ano, ainda com algumas restrições alimentares. 

INGREDIENTES:
(vegan, sem gluten e bio)

Feijão branco cozido          - 1 chávena
Ervilhas cozidas                 - 1 chávena
Batata doce laranja cozida  - 150g
Água de cozer os legumes  - 2 c/sopa
Cebola picada                    - 2 c/sopa
Salsa                                - 2 c/sopa
Flocos de aveia                  - 3 c/sopa
Farinha de arroz integral     - 4 c/sopa
Linhaça moída                    - 1 c/sopa

TEMPEROS:
Pimentão doce                    - 1 c/café
Sal (*)                               - 1 pitada  

Todos os condimentos e ervas aromáticas, frescas ou em pó são possíveis de combinar, ao gosto de cada um e da ocasião. Se os destinatários forem crianças, há que ter em atenção a idade. 
(*) Sal - só a partir de 1 ano e sempre em porções muito moderadas.


PREPARAÇÃO:

Coza as ervilhas juntamente com a batata doce, e deixe a escorrer para perder o máximo de água. Adicione 2 colheres desta água, quente, à linhaça e deixe em espera. Triture grosseiramente a cebola com a salsa, adicione todos os restantes ingredientes, excepto a farinha, e triture sem fazer puré. Deixe que fique ligeiramente granulado. Prove para rectificar sabores.  Coloque numa taça, adicione  metade da farinha juntamente com a linhaça e envolva. Vá adicionando o resto da farinha aos poucos, poderá não necessitar de toda.


A massa deve estar suficientemente consistente para poder formar as bolinhas. Não as faça demasiado grandes porque irão secar por fora e encruar no centro. Coloque-as no tabuleiro, sobre papel, e leve ao forno pré-aquecido a 200ºC. Passados 10 minutos baixe a temperatura para 150ºC para cozinhar sem secar. Estarão prontas entre 30 a 45 minutos, mas nada melhor que tirar uma e provar.

Estas já estão de partida para o próximo piquenique. 



DICAS:

- Para esta receita, se utilizar ervilhas congeladas, descongele antes de cozinhar. 
- As leguminosas pré cozinhadas, em lata ou frasco, podem ser uma opção rápida. Se for o caso, escolha biológicos e sem conservantes. Escorra a água e passe por água da torneira, ante de utilizar. O que sobrar não conserve na lata, guarde numa caixa no frigorifico, de preferencia com a mesma água da embalagem.
- Em vez de feijão branco pode escolher outras leguminosas. Tenha só em conta a textura de cada uma delas porque o resultado será diferente e a quantidade de farinha a acrescentar poderá variar.
- Se optar por fritar, envolva as bolinhas (croquetes ou hamburgueres) em farinha de milho.





Comentários