Uma forma de comer cereais integrais, para quem não aprecia, é num Crumble.
Apesar do Crumble ser um prato de forno, mais propício para o tempo frio e embora estejamos às portas do Verão, hoje foi preparado para o pequeno almoço. Os dias estão cinzentos, chuvosos e frios, apetece algo aconchegante.
É muito fácil, rápido e pode ser feito à noite, enquanto terminamos outras tarefas antes de nos deitarmos. De manhã está pronto para toda a família. Os miúdos gostam e é uma opção muito mais saudável que os cereais de pacote.
Um Crumble pode levar mais ou menos frutas, conforme o gosto de cada pessoa. Eu gosto de encontrar mais fruta que cereais. Também pode combinar vários tipos de cereais e frutos secos.
Nesta receita utilizei dois tipos maçãs (as que tinha na fruteira), pêssegos e mírtilos. O tipo de fruta é um pouco ao gosto de cada um, pode ser só de maçã ou levar uma combinação de frutos frescos da época.
Com a ajuda de um processador, este Crumble foi preparado em menos de vinte minutos.
Quantidades:
Maçãs 3 (médias)
Pêssegos 2 (ou nectarinas)
Mirtilios 1 Chávena
Farinha de espelta 1/2 chávena
Flocos de aveia G 1 chávena
Oleo grainha uva 1/2 chávena
Açúcar de Côco 1/2 chávena
Amêndoa com casca 1/2 chávena
Sal 1 pitada
Preparação:
Pré aqueça o forno a 200ºC
Lave as frutas e as amêndoas.
Coloque no processador a farinha, os flocos de aveia, o açúcar de côco, o oleo de grainha de uva e a amêndoa lavada e com casca. Junte uma pitada de sal. Misture em velocidade alta de forma a triturar a amêndoa. Reserve.
Descasque as frutas (maçãs e os pêssegos) corte em pedaços e cubra o fundo de uma assadeira, juntamente com os mírtilos. Deite a mistura que ficou no processador de forma a cobrir a fruta, alise e leve ao forno entre 20 a 30 minutos. Baixe o forno para 150ºC.
E pronto, como vê, foi rápido! Agora é só saborear!
DICAS:
- Se deixar as amêndoas de molho umas horas, o processo de triturar torna-se mais fácil.
- A fruta deve estar madura e doce.
- Framboesas e/ou morangos também combinam perfeitamente com a maçã no Crumble.
Comentários
Enviar um comentário