CRACKERS - 5 deliciosas combinações


Crackers de  sésamo
Cá em casa costuma haver sempre uma caixa com crackeres e quando não há rapidamente se preparam. Fiz algumas experiências, seguindo diferentes receitas e acabei por adaptar as quantidades para esta que neste momento é a "minha" receita de crackers. São gulosas, estaladiças  e acompanham primorosamente pastas, húmus, queijos e, "whatever".

Com mais ou menos sal, variando com diferentes temperos, as opções são aquelas que a imaginação nos trouxer. 

Proponho-vos 5 combinações +
São as mais pedidas e as que mais rapidamente desaparecem da caixa.


Crackers para acompanhar uma entrada de húmus e vegetais

INGREDIENTES BASE

Farinha de espelta branca  - 220g
Farinha de espelta integral -  30g
Água filtrada (sem cloro)    - 120ml
Azeite - 15g
Sal - 5g
(Todos os ingredientes de origem biológica e sempre que possível nacional)


5 COMBINAÇÕES +
  1. Caril e cebolinho em pó (2c/chá)
  2. Alho selvagem e pimenta (2 c/chá)
  3. Sementes de sésamo (1 c/Sopa)
  4. Tomate seco (20g) + Oregãos (1c/chá)
  5. Cebola desidratada (1c/chá) + Pimentaõ fumado (1/2 c/chá)

PREPARAÇÃO
Prepare todos os ingredientes na bancada e ligue o forno a 180º. Junte os elementos secos e no meio coloque o azeite. Envolva com a ponta dos dedos. Adicione a água tépida aos poucos, poderá não ser necessário usar toda. Misture, tape  e deixe descansar meia hora. Ao fim desse tempo, amasse bem até obter uma mistura elástica, lisa e brilhante. Deixe ficar na taça, tapada para descansar mais 30 minutos.  Coloque a massa entre duas folhas de papel vegetal e estenda com o rolo até ficar muito fina. Quanto mais finas, mais crocantes. Retire a folha superior, polvilhe com um dos temperos sugeridos ou outro à sua escolha, dobre a massa, polvilhe de novo e torne a colocar a folha de papel e passe com o rolo para que os temperos ou as sementes fiquem bem incorporadas, esticando o mais possível. Corte em triângulos ou em tiras. Mantenha o papel inferior e coloque num tabuleiro para ir ao forno. Tome atenção porque cozem muito rápido, entre 10 a 15 minutos.

Pode incorporar os temperos junto aos elementos secos, antes de amassar. O resultado vai ser diferente, mas faça a experiência e veja como gosta mais.
















UM SEGREDO
Nestas coisas de receitas, como já tenho referido várias vezes, a liberdade de recrear e inventar não tem limites. É sempre bom conhecer algumas regras para perceber como tudo se desenvolve, mas depois, o céu é o limite. A provar-nos tal estão as grandes receitas que nasceram por erros dos cozinheiros. Por isso, não receie "inventar" as suas próprias crackers com os temperos que melhor lhe aprouver. 

E isto para dizer que o meu segredo é:
- Quando chegam amigos a casa e quero preparar estas bolachinhas de forma rápida, misturo tudo, amasso e levo ao forno. Sim, sem descansar! Ok, ok, é verdade, a massa desenvolveu pouco o glúten, não levedou, mas apesar de ficar diferente da receita, ficam fantásticas. Por isso se quer uma opção rápida, siga este processo. Todos os ingredientes juntos, amassados por uns minutos e está pronta para o rolo e para o forno. 

Experimente e comprove!










Comentários