Coisas doces é a minha praia e se for no forno... ora então, nem se fala. Procuro afincadamente dedicar-me mais a "outras praias", mas o coração bate altíssimo quando se trata de "bakeries". Não há como evitar!
Tendo abolido por completo o uso de açúcar e farinhas refinadas, processados químicos, leite e gorduras animais, o desafio tem sido o de recrear/adaptar as receitas de família e as tradicionais que tanto gosto, a outras formas mais saudáveis mas de de sabores semelhantes.
A manteiga não tem como ser substituída, o seu sabor e as texturas que promove são únicas, os franceses que o digam, mas há sempre uma forma de criar um produto final semelhante e mais saudável. E é aí que reside o desafio.
A receita de TARTE DE MAÇÃ CREMOSA é o resultado de várias experiências onde eu procurava uma tarte com muita maçã e ao mesmo tempo cremosa, evitando a utilização de ovos e de manteiga.
INGREDIENTES
Para a base:
Farinha branca de espelta - 1 1/2 chávena
Farinha de amêndoa - 1/2 chávena
Óleo de grainha de uva - 1/2 chávena
Açúcar de côco - 1/4 chávena
Sal - 1 pitada
Para a cobertura e creme:
Maçãs - 4 médias de qualquer tipo
Bebida de espelta - 1 chávena (ou outra bebida vegetal)
Farinha araruta - 1 c/Sopa
Açúcar de côco - 1 c/sopa (ou geleia de arroz)
Casca de limão - 1 tira
Estrato de baunilha - 1/2 c/café
Estrela de anis - 1/2 ou 1 pequena
Curcuma em pó - 1 c/café
Sal - 1 pitada
PREPARAÇÃO
Prepare a forma forrando com papel de cozinha. Usei uma forma de silicone com 22cm
Para amassar à mão, junte as farinhas o açúcar, o sal, e o no meio o oleo de grainha de uva. Misture com as pontas dos dedos para formar uma massa areada. Só depois junte o açúcar e o sal. Se utilizar o robot, junte tudo e bata até formar grumos. Coloque na forma, sobre o papel e espalhe. Vai ao frigorifico, tapada, por 20 minutos. Pré aqueça o forno a 200º , retire a massa do frigorifico e pique com um garfo. Leve ao forno por 15minutos.
Prepare o creme juntando todos os ingredientes, excepto a baunilha, e levando ao lume até levantar fervura e engrossar. Retire a casca de limão e a estrela de anis e junte misturando, o estrato de baunilha. Fica em espera.
Descasque as maçãs, cortar em quartos, cada quarto em fatias finas e sem deixar que as fatias se separem, coloque sobre a massa com os cortes para cima. Verta o creme, sobre as maçãs e leve ao forno, a 180º durante aproximadamente 45 minutos. A meio tempo, quando o creme já tiver descido, polvilhe as maçãs com um pouco de açúcar e volta ao forno até as maçãs estarem douradas.
A base de massa areada fica crocante, o creme quase carameliza, as maçãs ficam douradas e para finalizar o toque de canela dá-lhe o "tom".
Ainda quente a acompanhar um chá, numa tarde de domingo, é o casamento perfeito, mas no dia seguinte - o que conseguir que sobre - estará melhor.
DICAS
- Com a mesma receita, use pequenas formas e apenas 1/4 de maçã para formar "tarteletes" individuais.
- Pode preparar a massa e o creme de véspera e deixar, no frigorifico. A massa tem de ficar enrolada em papel aderente.
- Com a mesma receita, use pequenas formas e apenas 1/4 de maçã para formar "tarteletes" individuais.
- Pode preparar a massa e o creme de véspera e deixar, no frigorifico. A massa tem de ficar enrolada em papel aderente.
Comentários
Enviar um comentário