Deixei-me cativar pelos Fermentados, e apaixonei-me! Sim, é mesmo uma relação de amor.
Picles caseiros, azeitonas, kefir, miso, tamari, ameixas umeboxi, choucrute, pão de fermento natural, já fazem parte da minha alimentação há muito tempo mas agora, passei a ser eu a prepara-los. Passei a ter uma colónia de "bichinhos" cá em casa. Confesso, é apaixonante cuidar deles.
Os benefícios nutricionais da fermentação para a saúde estão mais que comprovados e os probióticos são neste momento um tema muito popular. Para além do número de estudos sobre probióticos ter aumentado em flecha nos últimos anos, os cientistas de todo o mundo começam também a estudar os efeitos dos probióticos em doenças que vão muito além das que afectam o trato gastrointestinal.
O assunto não é porém novo se percebermos como em todos os povos, de diferentes culturas, encontramos alimentos fermentados na sua alimentação diária. Cada um, conforme aos produtos locais. A sabedoria popular "preserva" o que a industria alimentar tem destruído.
"Os alimentos de produção industrial estão mortos. Tal corta a nossa ligação às forças vitais que nos sustentam e priva-nos do acesso à poderosa magia tão abundantemente presente no mundo natural." - Sandor Elix Katz, Wild Fermentation
Neste momento, exploro todas as fontes sobre o Kefir de água. É o mais fácil para começar. Já me aventurei com outras culturas, mas desses voos falarei mais tarde.
Este Kefir de água esteve a fermentar 4 dias. Ficou diferente do que eu pensava, mas superou em sabor o anterior.
Neste caso, os tíbicos ficaram mais escuros, devido ao açúcar mascavado bastante escuro que escolhi (Ver aqui), mas creio que eles gostaram. Achei-os mais gordinhos. Sim, eles alimentam-se do "açúcar", multiplicam-se e crescem. Daí as nossas colónias aumentarem e podermos partilha-las.
Feliz com o sucesso desta nova etapa, avancei para a terceira experiência de fermentação, desta vez com uma tâmara (bio) e rapadura (também bio). Tenho cerca de duas colheres cheias de tíbicos aos quais juntei 1 litro de água filtrada.
Frasco tapado com um pano de algodão preso com elático, guardado no semi escuro da dispensa e só me resta esperar, já com alguma ansiedade, o próximo resultado. Se tudo correr como espero, irei experimentar a receita de uma segunda fermentação com maçãs.
RECEITA de MAÇÃS FERMENTADAS com Kefir:
1 a 2 chávenas de kefir de primeira fermentação
1 c/chá de canela em pó
Sumo de 1 limão
2 a 4 maças doces
1 pitada de sal marinho
(Dê preferência aos produtos biológicos)
Comentários
Enviar um comentário