COMPOTAs, DOCEs, GELEIAs, MARMELADAs e CONSERVAs, são diferentes processos de cozinhar, em açúcar, frutas e outros vegetais, tais como tomate e cenoura, com a finalidade de os conservar. O estado de maturação irá direccionar a escolha do método.
Cresci a ver prepara-los, todos os anos na época de cada fruto. Estas conservas que deixavam na casa um cheiro inesquecível, deliciavam-nos ao longo dos 365 dias seguintes. Todos nós tínhamos o seu doce preferido e a minha mãe esmerava-se em prepara-lo com um carinho especial. (O AMOR é doce!)
As diferentes técnicas, passadas de mãe para filha ao longo de várias gerações, eram-nos ensinadas desde crianças quando começávamos a prestar aquelas grandes e imprescindíveis ajudas como o lavar-comer, descaroçar-comer, pelar-comer e ... sujar! Desses tempos ficaram "doces" recordações e muita aprendizagem.
COMPOTAs, DOCEs, GELEIAs, MARMELADAs, CONSERVAs, afinal o que as distingue ?

Embora vulgarmente se use o nome "compotas" também para referir os doces de fruta, a verdadeira ideia de COMPOTAs é a de purés de frutos e/ou legumes cozidos. Nem sempre se adiciona açúcar, como é o caso das compotas para bebés. São feitas a partir de um único tipo de fruto. O fruto ou vegetal é cozido aos pedaços em açúcar e algum líquido, que pode ser água ou sumo de fruta. Os pedaços tendem a desfazer-se e são consumidos como um puré.
Os DOCEs São o resultado "doce" da cozedura de frutas e/ou legumes, simples ou combinados, com o seu sumo e o açúcar. São escolhidos frutos pouco maduros, que possuem um pouco mais de acidez e não se desfazem tanto. Adicionalmente podem ser acrescentados frutos secos. Em Inglaterra são conhecidos como "marmelade" e na Alemanha como "marmelade". Ambos os termos derivam do portugês "marmelada" que no entanto designa apenas um doce feito com marmelos.
As GELEIAs são claras e produzidas maioritariamente a partir do sumo de fruta. Devem manter-se consistentes, mas tremelicando, depois de retiradas do frasco. São transparentes e não contêm pedaços de fruta. São obtidas pelas extracção de gel (pectina) dos frutos que depois é adicionado a um ponto de açúcar para formar um liquido espesso, transparente e brilhante.
MARMELDAS
MARMELADA é uma compota sólida de marmelos cozidos com açúcar e reduzidos posteriormente a puré. Com este mesmo processo e com outros frutos, preparam-se "marmeladas de frutos".
MARMELADA é uma compota sólida de marmelos cozidos com açúcar e reduzidos posteriormente a puré. Com este mesmo processo e com outros frutos, preparam-se "marmeladas de frutos".

Neste processo as frutas são conservadas, cozidas ou cruas, numa calda açucarada e são preparadas já dentro dos frascos esterilizados e hermeticamente fechados. O tempo de conservação é mais curto que a dos outros processos e a esterilização deve ser a mais rigorosa de todas.
NOTA:
Desde que deixei de usar o açúcar refinado, tenho vindo a experimentar outros adoçantes, naturais e integrais. Há várias opções embora nem todas se adaptem a este tipo de preparação, os resultados são diferentes, o tempo de conservação nalguns caso é menor, mas consegue-se uma versão final mais saudável, o que a meu ver vale a pena. Falarei deles em cada uma das receitas.
Comentários
Enviar um comentário